6 MESES DE MUITO AMOR!

25 novembro 2016
Postado por Estefany Baptista

Oi, gente! Sim, toda a série de post que compartilho com vocês do crescimento da baby Luna terá esse título, alterando somente o número dos meses e a farei de 3 em 3 mesmo (no total de 4 post até o primeiro aninho). Achei que assim fica até mais fácil para caso você esteja caindo aqui de paraquedas poder pesquisar. Vamos as novidades, relatos, descobertas de mais um trimestre?!


LEMBRANDO QUE OS TÓPICOS SÃO:

AMAMENTAÇÃO | IA (INTRODUÇÃO ALIMENTAR) | REALIZAÇÕES/DECOBERTAS | CONSULTAS  | VACINAS | ROTINA

•AMAMENTAÇÃO•

Luna completou 6 meses dia 28 de Outubro e eu optei por continuar amamentando ela mesmo que em menos quantidade e mesmo não tendo quantidade suficiente para suprir a fome dela. A amamentação é mais para matar um sede, passar um soluço, um acalento na hora do dormir ou acalmar e ainda sim tem os benefícios de um leite materno o que é bom para ela.
Como contei no primeiro trimestre, Luna toma NESTOGENO 2 que é o leite em fórmula e não dou misturado com nada, somente a fórmula mesmo (vi gente que mistura com uma frutinha, algo pra engrossar mas optei por não fazer isso). Esse foi o que ela mais se deu bem, nunca tivemos problemas com ele, o valor dele é mais ou menos (eu considero assim) e é isso basicamente sobre a amamentação, aleitamento dela. 

• INTRODUÇÃO ALIMENTAR •

Quando Luna completou 4 meses o pediatra liberou dar umas frutinhas, sucos, verduras, legumes e sopinhas contendo alguma mistura (carne,frango ou peixe) e começamos então a introdução alimentar. Considero esse tópico um tanto quanto polêmico pois tem uma parte a favor e outras totalmente contra a introdução tão "cedo" mas ao meu ver não achei que tivesse problema.
Luna aceitou muuuuuito bem as frutas, tento variar ao máximo os tipos de frutas para ela experimentar e a única frutinha que ela fez uma caretinha suspeita mas mesmo assim comeu foi a maçã, de resto foi tudo tranquilo (Banana, Pêra, Mamão, Melancia, Laranja, Manga...).
As verdurinhas e legumes (Abobrinha, Batata, Inhame, Cenoura, Xuxu...) também tendo variar ao máximo, dou uma de cada vez para que ela sinta o sabor e saiba qual é qual desde cedo. Não gosto muito dessa ideia de misturar várias, mas de vez em quando eu adepto a papinhas misturadas e novamente, ela amou as tudo que experimentou até então. 
As sopinhas eu ainda não fiz nenhuma, porquê?! Assim, eu como mãe de primeira viagem ainda estou pegando o jeito dos temperos ideais para as papinhas de Luna e acho que uma sopa é algo que agrega e carrega muito, gostaria de fazer algo bem saboroso para ela, sabe? E farei logo logo!
As misturas (carnes, frango e peixe) ainda não dei. Sou um tanto receosa dela engasgar, me dá um desespero só de pensar "e se o pedacinho/fiapo por muito grande e ela não conseguir engolir?" e então optei por esperar os dentinhos nascerem que já estão até rasgando a gengiva.

REALIZAÇÕES/ DESCOBERTAS

Como disse no post anterior, Luna é muito observadora! E acho que isso tem ajudado bastante no desenvolvimento dela.
Com 4 meses Luna começou a querer virar de bruços, eram tentativas atrás de tentativas e nada até que um dia, já com 5 meses... TCHARAM! Lá estava ela parecendo um calanguinho com a cabeça erguida se sentindo um máximo e depois disso não parou mais. Hoje em dia eu acordo, olho para o berço e lá está ela de bruços e se sustentando com as mãozinhas (não mais com os cotovelos como antes) esperando eu aparecer. Isso é um dos momentos gratificantes da minha vida de mamãe, acordar e vê-la me esperando.
Desde os 4 meses também ela começou a se empinar querendo levantar, sentar, não queria mais ficar só deitadinha como uma nenémzinha comportada *risos* e começamos os treinamentos, deixávamos ela um tempinho sentadinha com muitos apoios laterais e nas costas principalmente e aos poucos ela foi pegando a sustentação sozinha e nos 5 meses e meio ela já estava sentando sozinha, ficamos bobos com essa realização. 
A gengiva dela começou a inchar, formando o contorno dos dentinhos da frente certinhos e então surgiu aquele "alerta de dentinho". Fiquei com muito receio dela ter febre, diarreia, esses sintomas que a maioria dos bebês tem nessa fase mas a gengiva começou a rasgar e nada desses sintomas o que foi um alivio para mim. Tinha dias que ela estava bem agoniada, enjoadinha, coçando muito a gengiva e tudo queria por na boca pra poder coçar mas considero que foi bem tranquilo esse aparecimento dos dentinhos.
Esse ano foi também o primeiro Dia das Crianças da Luninha e foi bem divertido, ganhou alguns brinquedinhos que estão sendo muito úteis nessa fase de interação, roupas e acessórios.

 • CONSULTAS 

Dia 23 de Agosto, perto de completar 4 meses a levamos e dia 27 de Setembro, um dia antes dela completar 5 meses, levamos novamente para a consultas mensais de rotina e graças a Deus tudo indo muito bem no desenvolvimento dela, só houve uma pequena alergia (super normal) devido a fralda, calor ou abafamento mas que rapidinho foi tratada. Tá crescendo muito e engordando também, olha só os dados do trimestre: 

4 meses: 6.850kg e 67cm | 5 meses: 8.225kg e 72cm | 6 meses: 9.135kg e 74cm


 • VACINAS

Com 4 meses teve a segunda dose daquelas vacinas que toda mamãe fica com o coração na mão a Penta, Polio, Vip e as gotinhas Rotavírus. Dessa vez não teve jeito, minha pequena teve febre e sentiu muita dor na perninha mas logo mediquei e até o remédio fazer efeito foi muito colo de mamãe para acalmar e compressa na perna, ela dormiu e eu me tranquilizei mas nessa noite coloquei pra dormir debaixo da minha asa pois ainda estava febril.
Com 5 meses teve a dose de Meningite, uma furadinha somente e foi tranquilo. Não teve reação nenhuma, só o chorinho na hora da agulhada que mamãe logo acalmou.
Com 6 tiveram duas vacinas, a terceira dose da Vip  e da Penta. A perninha dela ficou um pouco dolorida mas não teve outras reações.

ROTINA

A rotina continua puxada, como sempre rotina de mãe, mas é maravilhoso estar com ela e cuidar dela. Em dias quentes chego a dar dois banhos nela, um de manhã e outro a noite antes de dormir. 
A rotina de sono deu uma mudada ultimamente, ela continua dormindo a noite inteira porém ela passou a dormir tarde. Antes dormia por volta de 19:30 até 7:00 da manhã e hoje dorme 23:00 até 7:00 ou 8:30. 
Nos dias que eu sei que sairemos no dia seguinte deixo a malinha dela já toda preparada para evitar muuuito corre corre na hora de sair e até então tem funcionado tudo certo. Ela tem os horários de soneca dela pelo dia e é nessas horas que faço as coisas que tenho pra fazer.

Bom, pessoal... Esse foi o resumo trimestral do desenvolvimento da minha bebê. Sei que vocês mamães já gostam desses post's mas vale lembrar: Cada bebê tem um ritmo diferente para tudo. Então, não se preocupe se seu neném já esta bem mais desenvolvido ou menos pois tudo é no tempo deles! E caso queiram acompanhar mais de pertinho nosso dia a dia tem o insta dela: @nossaluna ♥ Espero que tenham gostado!

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Veja os antigos!



© 2016 – Todos os direitos reservados

Desenvolvimento com por