Por que escolhi Design de Moda?!

17 fevereiro 2016
Postado por Estefany Baptista

Muitas pessoas me perguntam por quê eu escolhi cursar Design de moda, no que me identifiquei, o que é preciso pra cursar e coisas do tipo. Pensando nisso, trouxe esse post contando meu ponto de vista, minha experiência e  todas essas outras informações que você, amante de moda (não exclusivamente design) deve saber.

Por que escolhi Design de Moda?

Minha trajetória começa um pouquinho cedo, desde pequena já sabia o que queria fazer e no que me formar, mas isso não evitou a tensão pós ensino médio e por um bom tempo entrei em conflito com o curso que eu queria e os cursos que as pessoas queriam que eu fizesse. Começa ai a roubada, você deve se perguntar uma coisa: VOCÊ QUER SEGUIR NA ÁREA QUE GOSTA/AMA OU ALGO QUE LHE RENDA DINHEIRO? AMOR OU DINHEIRO? Eis a questão!
 Isso não significa que o que você ama ou qualquer curso da área da moda não lhe renda bons frutos, ninguém sabe do futuro né?! O mercado da moda é bem seletivo e maluco, isso é um fato! É um risco a correr.
Já tem a resposta para a pergunta? Pois, eu escolhi cursar o que amo e me identifico mesmo com todas as barreiras que possa enfrentar, escolhi cursar Design de Moda. Penso no fato de querer trabalhar com algo que me divirto, assuntos que gosto e me interagem para que assim eu não seja uma profissional frustada, nesse quesito, no futuro.

Curso presencial ou a distância?

Só de ter feito essa escolha já comecei com um grande dilema pra resolver. Onde eu moro não tem o curso presencial e agora?! Minhas opções eram cursar em alguma cidade vizinha ou fazer o curso a distância.
Eu passei em uma faculdade na cidade vizinha e por um breve momento me empolguei e me assustei com o fato de embarcar nessa aventura de morar sozinha, controlar contas, me virar em uma cidade onde não conheço ninguém. Porém quando colocamos tudo na ponta do lápis vimos que não valeria a pena todo esforço pois o valor de custo ficou super alto e eu não tinha esse valor.
Optei pelo curso de formação a distância pelo EnModa (Escola de negócios da Moda). Nessa escola não há somente curso de Design de Moda mas de toda a área, assim você pode escolher o que melhor se identifica e cursar sem sair de casa. Foi e é a minha luz no fim do túnel!
O Curso de formação dura em torno de um ano, equivale a um curso técnico. É reconhecido, o que é super importante, e tem uma dinâmica maravilhosa de trabalhar com os alunos. Estou cursando a 6 meses e até agora já me acrescentou bastante a parte teórica.

PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: EnModa


O que é preciso para cursar Design de Moda?

Me fazem bastante essa pergunta, com base na minha experiência vou respondê-la. 
Acho que o principal quesito para cursar Design de Moda ou qualquer outro curso é: DETERMINAÇÃO. Se é o que você gosta, o que você quer pra sua vida não adiantará embarcar nisso se não houver determinação para lidar com todo os assuntos e todas as barreiras que estão por vir.
Outro quesito importante é a: DISCIPLINA. Principalmente se você, assim como eu, cursar a distância. É um curso normal e isso é cobrado! Não deixe para depois o que você pode ser feito agora.
ORGANIZAÇÃO. Você que montará seus horários de aula, é de extrema importância que você não se deixe levar pelo fato de só por que esta em casa pode fazer as aulas depois, deixar os exercícios de lado. Tem que se organizar! Ter seu quadro de horários para estudos de forma que seja a melhor maneira para você. 
Esse são os três quesitos mais importante, sem eles você se perde rapidinho. Isso vale para os cursos presenciais também, estou citando exemplos desse jeito pois é de acordo com minha experiência.

Mitos sobre o curso de Design de Moda:

Separei essa categoria para deixar tudo bem claro, pois muitos desistem da área devido a esses fatores:
1. Não é preciso ser um "ilustradornato". Tem muitas pessoas que entram no curso sabendo desenhar somente bonecos palitinhos e saem com uma boa base de ilustração, pois tem aulas voltadas somente para isso. Mas é bom que tenha boa percepção para os traços.
2. Não é por que você cursa Design de Moda que serás uma Coco Chanel. Pessoas entram no curso achando que sairá de lá já revolucionando a moda, já se achando a ultima bolacha de pacote e não é bem assim. O Mercado de trabalho é puxado, achar um bom emprego na área é complicado. Sempre  tem aqueles que dão sorte, óbvio! Abrem seus ateliês, tem nomes reconhecidos e tudo mais, mas o melhor é manter seus pés no chão e mostrar para que veio sem querer passar por cima de ninguém.
3. Não é por que você cursa Design de Moda que vai saber costurar. É incrível! As pessoas associam automaticamente a(o) Design de moda a costura. Não é bem assim, meu povo! Tem alunos que aprendem a costurar super bem e vigam nessa área de produção, mas tem outros que vigam somente na parte de criação mesmo. E alguns que vigam nas duas! HAHA

Espero ter ajudado alguém com esse post! Comentem ai o que você achou e se você cursa ou já cursou Design de Moda e sabe de mais alguma informação a acrescentar deixem ai nos comentários. <3 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Veja os antigos!



© 2016 – Todos os direitos reservados

Desenvolvimento com por